taí um livro que me surpreendeu: Como Mensurar Qualquer Coisa, do Douglas W. Hubbard. Várias idéias ali me abriram os olhos, como por exemplo:
- mensurar não significa necessariamente dar um valor exatíssimo, mas sim reduzir a incerteza com relação a um valor. Por exemplo: uma coisa é dizer “não sei quantas pessoas estão satisfeitas” e outra, bem mais útil, é dizer que algo próximo de 60% dos clientes estão satisfeitos. É exato? não, mas é bem melhor que “sei lá eu”.
- grande parte das empresas mensuram coisas irrelevantes o tempo todo mas desencanam de medir o que realmente importa porque acham que “não dá pra mensurar”. Mas dá.
- informação/mensuração tem um valor, e isso pode ser estimado. Se você sabe quanto vale aquela informação, isso já te ajuda a decidir quanto vale a pena investir pra ter aquela informação/mensuração
Mais legal ainda foi descobrir que isso tudo virou um site www.howtomeasureanything.com onde você pode se registrar e baixar de graça algumas planilhas que o cara menciona, por exemplo essa aí abaixo, ligada ao Custo de Oportunidade (outro conceito bárbaro):
eu achei o livro na Livraria Cultura. Se você quiser o link, aí está!
1 thought on “dica: como medir qualquer coisa”
Comments are closed.