onde se clica mais? um teste caseiro

em qual plataforma se clica mais, facebook, linkedin, twitter ou google+?

ontem criei 4 páginas idênticas e pra cada uma delas criei uma url encurtada diferente. divulguei cada uma dessas URL’s usando o mesmíssimo texto (um infográfico irresistível: o que acontece a cada 60s na internet) nas minhas 4 redes sociais principais e fiquei acompanhando a taxa de cliques através da minha plataforma de links encurtados (www.yourls.org).

 

nota bene: o conteúdo que eu divulguei é de interesse profissional.   não sei como seriam os resultados caso tivesse compartilhado gatinhos, praias, aeroportos, cappuccinos ou selfies sexies (o que seria duplamente improvável, pois não faço selfies nem sou sexy)

 

  • twitter, com 10.300 followers
  • facebook, com 5.000 amigos (publicado para friends)
  • linkedin, com ~ 6.000 contatos
  • google+, 860.000 contatos (???)

 

dez minutos depois os resultados mostravam um claro predomínio do twitter:

teste_10min

 

três horas depois os números começaram a se equilibrar:

teste_3h

 

vinte e três horas depois os resultados eram esses:

teste_23h

 

se analisarmos como os cliques se distribuíram ao longo dessas 23 horas, fica claro a diferença do twitter, cuja resposta é mais rápida mas decai rapidamente a zero:

facebook:

facebook
facebook

 

google+:

google+
google+

 

linkedin:

linkedin
linkedin

 

e finalmente twitter (e observe que o grafico mostra as 24 horas anteriores ao último click, ou seja, depois de um breve e intenso pico, não houve mais clique algum ao longo do dia)

twitter, 24h antes do ultimo clique
twitter, 24h antes do ultimo clique

sim, é um teste caseiro e sim, daria pra fazer algo mais sofisticado… mas não tenho por quê me aprofundar mais ainda. se você fizer seu teste, compartilhe 🙂