em qual plataforma se clica mais, facebook, linkedin, twitter ou google+?
ontem criei 4 páginas idênticas e pra cada uma delas criei uma url encurtada diferente. divulguei cada uma dessas URL’s usando o mesmíssimo texto (um infográfico irresistível: o que acontece a cada 60s na internet) nas minhas 4 redes sociais principais e fiquei acompanhando a taxa de cliques através da minha plataforma de links encurtados (www.yourls.org).
nota bene: o conteúdo que eu divulguei é de interesse profissional. não sei como seriam os resultados caso tivesse compartilhado gatinhos, praias, aeroportos, cappuccinos ou selfies sexies (o que seria duplamente improvável, pois não faço selfies nem sou sexy)
- twitter, com 10.300 followers
- facebook, com 5.000 amigos (publicado para friends)
- linkedin, com ~ 6.000 contatos
- google+, 860.000 contatos (???)
dez minutos depois os resultados mostravam um claro predomínio do twitter:
três horas depois os números começaram a se equilibrar:
vinte e três horas depois os resultados eram esses:
se analisarmos como os cliques se distribuíram ao longo dessas 23 horas, fica claro a diferença do twitter, cuja resposta é mais rápida mas decai rapidamente a zero:
facebook:
google+:
linkedin:
e finalmente twitter (e observe que o grafico mostra as 24 horas anteriores ao último click, ou seja, depois de um breve e intenso pico, não houve mais clique algum ao longo do dia)
sim, é um teste caseiro e sim, daria pra fazer algo mais sofisticado… mas não tenho por quê me aprofundar mais ainda. se você fizer seu teste, compartilhe 🙂